A importância do registro constante: o jornal de pesquisa

 

    No dia 06 de julho de 2022, tivemos um novo LE@D Talk com a professora pesquisadora doutora Maristela Midlej (UFSB) com o tema "O diário-jornal de pesquisa como dispositivo de criação de redes". A docente demonstrou o seu projeto de pesquisa do PhD cujo objeto central é o chamado Jornal de Pesquisa, o qual se encontra partilhado aqui e cuja interface está exibida na Figura 1. De acordo com ela, a proposta é justamente tratá-lo como um "jornal", pois este dispositivo pode, ao mesmo tempo, servir como um registro pessoal (diário) assim como uma página pública (jornal) para compartilhamento das informações com a comunidade. 

Figura 1 - O Jornal de Pesquisa da Profª. Drª. Maristela Midlej


    Durante sua exposição, a professora exibiu todas as dimensões que o jornal - construído através de um blog - possui, isto é, ele abrange desde as informações acadêmicas das suas participantes até os registros sobre hábitos, costumes e o "caminhar" da autora. A grande questão aqui levantada por ela é a necessidade de se registrar e partilhar todos os aspectos da vida cotidiana que podem ter alguma relação com a pesquisa e com as práticas de sala de aula.
    Como professor da educação básica, sobretudo, considero extremamente interessante e importante esse registro. É nítido cada vez mais que as novas gerações de estudantes - e aqui me refiro especificamente aos alunos do ensino médio - valorizam muito as conexões e identificações que podem fazer entre si e com o(a) professor(a). Partilhar aspectos cotidianos integrados ao contexto pedagógico e de pesquisa é uma excelente estratégia para estender o ambiente da sala de aula e as possibilidades de aprendizagem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

My Personal Learning Environment: um ambiente em permanente construção

"Uma pessoa importa?" - Reflexões sobre avaliação na educação e o Método Trezentos