B-On: Biblioteca do Conhecimento Online - Uma formação de acesso e utilização
O trabalho do(a) investigador(a) também passa pela seleção e acesso a bons recursos de pesquisa. Nesse viés, dentro dos requisitos de formação do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta (UAb), no contexto do Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning (SOPeL), foi ofertada no último dia 19 de janeiro de 2022 uma formação específica sobre o acesso à Biblioteca do Conhecimento Online - a B-On. A formação foi conduzida pela professora Dra. Madalena Carvalho, Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta.
A B-On é um portal de pesquisa integrada digital que dá suporte a toda a comunidade acadêmica, reunindo principais editoras de revistas científicas internacionais, centralizando contratos com essas editoras para oferecer acesso a conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Interessante observar que a formação em questão contemplou tanto aspectos técnicos quanto metodológicos do processo de acesso e investigação com a B-On. Levando em conta o contexto de elearning e educação a distância no qual a UAb se insere, a plataforma foi pensada para possibilitar o acesso tanto de quem está fisicamente presente nas dependências da instituição quanto para quem está há quilômetros de distância, sem prejuízos e ainda garantindo os requisitos de segurança. Isso é possível graças ao acesso remoto via VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual) por meio da qual é possível que pessoas em qualquer lugar do planeta, com acesso à internet, possam acessar a B-On como se estivessem na rede interna da UAb. A professora Madalena evidenciou, inclusive, as diferenças entre o acesso registrado via VPN e o acesso sem registro - os resultados de pesquisa não são os mesmos sem as devidas credenciais.
Quanto aos recursos da B-On, encontra-se nela um bom exemplo de pesquisa avançada, com linguagem controlada, uso de operadores de busca/booleanos, limitadores e expansores de resultados, recursos esses que facilitam muito a busca de informações mais específicas ou abrangentes. Além disso, é possível também - através do devido registro - guardar os itens pesquisados/encontrados na plataforma em pastas pessoais, o que, por sua vez, permite que o usuário imprima, envie, exporte, comente, ouça conteúdos, crie alertas, partilhe pastas e trate a informação da maneira que melhor lhe ajudar. Isto é, percebeu-se que a B-On não é apenas um portal de busca, mas sim uma plataforma completa de gestão de investigação científica.
Em alguns testes preliminares para uma utilização muito específica, foram realizadas buscas na B-On com termos sobre os quais pretendo abordar na minha dissertação - termos esses não muito recorrentes no universo do elearning e da própria educação. Outros motores de busca e portais chegaram a não retornar nenhum resultado diante de buscas como esta:
concordo Jardel quando se refere que B-On não é apenas um portal de busca, mas sim uma plataforma completa de gestão de investigação científica.
ResponderExcluir