Processos pedagógicos em eLearning: uma ação didática

 

    Com base nas aprendizagens mobilizadas no âmbito da unidade curricular de Processos Pedagógicos em eLearning, no Mestrado em Pedagogia do eLearning (UAb), foi desenvolvida a seguinte ação didática com a orientação das professoras Dra. Lina Morgado e Dra. Paula Carolei. A ação toma como base os diferentes papéis que o professor pode assumir em um contexto online, por exemplo, como um e-moderador (Anderson, 2008), neste caso, para ensinar a "geração do download" (Downes, 2005), composta por indivíduos que se interessam por criar conteúdos próprios ou baixar de outrem na internet e cuja aprendizagem gira em torno de três pilares: criação, comunicação e participação. Os elementos visuais presentes na representação a seguir foram desenvolvidos pela professora Dra. Paula Carolei, a qual orientou a construção dessas ações ao longo da referida unidade curricular. O esquema abaixo é interativo, basta clicar nos pontos indicados.


REFERÊNCIAS

Anderson, T. (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição). Disponível em: http://www.aupress.ca/books/120146/ebook/14_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf

Downes, S. (2005). e-Learning 2.0. Disponível em: https://www.downes.ca/post/31741

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

My Personal Learning Environment: um ambiente em permanente construção

"Uma pessoa importa?" - Reflexões sobre avaliação na educação e o Método Trezentos