"O que realmente avaliamos?" - Uma reflexão sobre aprendizagem e performance

 

    O artigo publicado recentemente por Irala, Blass e Junqueira (2021) intitulado "Introduzindo o conceito de avaliação por rubricas por intermédio de oficinas: análise de uma experiência piloto" traz reflexões extremamente importantes quanto a avaliação de aprendizagem. É neste ponto que as autoras questionam:

     "O que realmente avaliamos? Performance ou aprendizagem?"

    Performance (ou desempenho) é definida por elas como um indicador pouco confiável baseado em alterações recorrentes e temporárias de comportamentos ou conhecimentos geralmente medidos assim que são adquiridos. Ou seja, não se caracteriza como uma aprendizagem real. E as instituições de ensino têm prezado e permitido apenas a avaliação das performances. 

    Nessa busca por garantir uma avaliação para a aprendizagem, Irala, Blass e Junqueira (2021) propõem uma avaliação por rubricas - definidas como dispositivos de meta-avaliação que fornecem descrições detalhadas que comunicam expectativas dos professores com relação aos trabalhos dos alunos e que revelam intenções, níveis, pilares e dimensões sobre os quais as performances serão avaliadas. A grande questão aqui é que uma rubrica não é vista como um instrumento em si, mas como um artefato que será útil para diversos outros instrumentos e podem ser construídas junto com os discentes - o que proporciona uma visão clara e coesa sobre como serão avaliados. As rubricas podem ter diferentes níveis/graus e têm esse caráter autoral. As autoras descrevem ao longo do trabalho uma oficina criada e aplicada em prol da disseminação desse modelo avaliativo - que busca convergir aspectos formativos com somativos numa proposta inovadora.

    Para ilustrar, trago uma rubrica divulgada pelos professores Valesca Brasil Irala , Liziane Mena e Rafael Kobata Kimura (Unipampa, RS, Brasil) e uma videoaula da própria professora/autora Valesca Brasil Irala ministrado em 2020 abertamente em um curso de Tecnologias Digitais na Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Link para rubricaRubrica desenvolvida para avaliação de videoaulas de Física com pesos ponderados e alta granularidade 

Vídeo:


Referências:

Irala, V., Blass, L., Junqueira, S. (2021). INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO. Revista Contexto & Educação. 36. 54-73. 10.21527/2179-1309.2021.113.54-73. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349576907_INTRODUZINDO_O_CONCEITO_DE_AVALIACAO_POR_RUBRICAS_POR_INTERMEDIO_DE_OFICINAS_ANALISE_DE_UMA_EXPERIENCIA_PILOTO 

Mena, L., Kimura, R., Irala, V. (2019). Rubrica desenvolvida para avaliação de videoaulas de Física com pesos ponderados e alta granularidade. 10.13140/RG.2.2.29413.63206. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

My Personal Learning Environment: um ambiente em permanente construção

"Uma pessoa importa?" - Reflexões sobre avaliação na educação e o Método Trezentos