"O que realmente avaliamos?" - Uma reflexão sobre aprendizagem e performance
O artigo publicado recentemente por Irala, Blass e Junqueira (2021) intitulado "Introduzindo o conceito de avaliação por rubricas por intermédio de oficinas: análise de uma experiência piloto" traz reflexões extremamente importantes quanto a avaliação de aprendizagem. É neste ponto que as autoras questionam:
"O que realmente avaliamos? Performance ou aprendizagem?"
Performance (ou desempenho) é definida por elas como um indicador pouco confiável baseado em alterações recorrentes e temporárias de comportamentos ou conhecimentos geralmente medidos assim que são adquiridos. Ou seja, não se caracteriza como uma aprendizagem real. E as instituições de ensino têm prezado e permitido apenas a avaliação das performances.
Nessa busca por garantir uma avaliação para a aprendizagem, Irala, Blass e Junqueira (2021) propõem uma avaliação por rubricas - definidas como dispositivos de meta-avaliação que fornecem descrições detalhadas que comunicam expectativas dos professores com relação aos trabalhos dos alunos e que revelam intenções, níveis, pilares e dimensões sobre os quais as performances serão avaliadas. A grande questão aqui é que uma rubrica não é vista como um instrumento em si, mas como um artefato que será útil para diversos outros instrumentos e podem ser construídas junto com os discentes - o que proporciona uma visão clara e coesa sobre como serão avaliados. As rubricas podem ter diferentes níveis/graus e têm esse caráter autoral. As autoras descrevem ao longo do trabalho uma oficina criada e aplicada em prol da disseminação desse modelo avaliativo - que busca convergir aspectos formativos com somativos numa proposta inovadora.
Para ilustrar, trago uma rubrica divulgada pelos professores Valesca Brasil Irala , Liziane Mena e Rafael Kobata Kimura (Unipampa, RS, Brasil) e uma videoaula da própria professora/autora Valesca Brasil Irala ministrado em 2020 abertamente em um curso de Tecnologias Digitais na Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Link para rubrica: Rubrica desenvolvida para avaliação de videoaulas de Física com pesos ponderados e alta granularidade
Vídeo:
Referências:
Irala, V., Blass, L., Junqueira, S. (2021). INTRODUZINDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICAS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PILOTO. Revista Contexto & Educação. 36. 54-73. 10.21527/2179-1309.2021.113.54-73. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349576907_INTRODUZINDO_O_CONCEITO_DE_AVALIACAO_POR_RUBRICAS_POR_INTERMEDIO_DE_OFICINAS_ANALISE_DE_UMA_EXPERIENCIA_PILOTO
Mena, L., Kimura, R., Irala, V. (2019). Rubrica desenvolvida para avaliação de videoaulas de Física com pesos ponderados e alta granularidade. 10.13140/RG.2.2.29413.63206.
Comentários
Postar um comentário