Equívocos comuns quanto ao conceito de avaliação

 

O artigo intitulado "6 Common Misunderstandings About Assessment", do portal TeachThought (Lancaster, 2020), traz uma reflexão interessante ao listar seis equívocos comuns ao concebermos o conceito de avaliação de aprendizagem. Uma breve descrição desses equívocos é exibida a seguir:

01 - Avaliação é o mesmo que dar nota: o artigo diferencia os termos em inglês "assessment", traduzido como "avaliação", que se refere ao processo avaliativo em si, e "evaluation", que pode ser traduzido também como "avaliação" mas este se refere mais a "exame", "teste", instrumentos e técnicas para apreciação de resultados. "Assessment" envolve muito mais do que um exame e uma nota, mas todo o planejamento que vai da concepção dos métodos até o feedback detalhado. É importante diferenciar os termos oriundos de outras línguas para não incorrermos em incompreensões.

02 - Predileção pelo somativo e ausência de feedback contínuo: de nada adianta fornecer feedback somente no final se o estudante não terá mais chance de rever o seu processo de aprendizagem e tomar novas decisões. É preciso, então, que constantemente o professor avalie tanto o aluno quanto a sua própria prática. O que diz respeito também ao próximo equívoco.

03 - Avaliação como via de mão única: um bom processo avaliativo é contínuo e centra-se no diálogo constante, com professores e alunos trocando informações sobre como cada resultado parcial pode ser melhorado - de ambos os atores. As tecnologias de informação e comunicação podem potencializar isso se bem empregadas.

04 - Avaliação só tem o propósito de classificar: a pressão emocional e social causada pelos testes finais prejudica consideravelmente a aprendizagem, criando expectativas não com ela em si, mas com as métricas. Isso também tem a ver com deixar o feedback (seja somativo ou não) somente para o final, o que não é recomendado.

05 - É sempre necessário atribuir nota ao trabalho do aluno: quando a nota é o único foco, este é um problema, pois desvia a atenção do aluno para o número/conceito ao invés do feedback e das oportunidades de melhoria. Uma nota desacompanhada desses elementos não contribui para o seu desenvolvimento.

06 - É necessário deduzir pontos de uma entrega atrasada: a suposta relação dessa afirmação com o mercado de trabalho não traz benefícios pedagogicamente observáveis. Mais uma vez, traduzir um comportamento desses em pontos e desprezar todo o restante não se justifica como estratégia de avaliação efetiva. 

Reflexões como essas, observadas no dia-a-dia de professores e organizações, nos ajudam a pensar a avaliação como processo e valorizar cada um dos seus aspectos.

Referência:

Lancaster, I., 2020. 6 Common Misunderstandings About Assessment Of Learning. [online] TeachThought. Available at: <https://www.teachthought.com/pedagogy/6-common-misunderstandings-about-assessment-of-learning/> [Accessed 16 April 2021].


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