Ecossistemas de aprendizagem: Unidade e Variedade

     A obra "Learning Ecosystems: An Emerging Praxis For The Future Of Education" (2020), publicada pela SKOLKOVO & Global Education Futures, traz uma análise interessante sobre os ecossistemas de aprendizagem e as perspectivas futuras. No livro, os autores perpassam desde a definição de um ecossistema numa perspectiva histórica e biológica até a implementação prática deles, com diversos guias e reflexões a serem considerados. 

    Como definição base, apresentam um ecossistema como um conjunto de três elementos essenciais para compreender a sua essência, os quais estão ilustrados na figura a seguir (Passe o cursor/clique sobre os números e interrogações).

Spencer-Keyse, Luksha e Cubista (2020) traduzido e incorporado por Jardel Garcia (2021)

    Assim, essa tríade (co-criação, multilateralidade e propósito) constituem a organização necessária ara garantir a aprendizagem individual e coletiva num ecossistema. Uma outra questão abordada pelos autores é que a interseção desses três elementos - e a própria concepção de um ecossistema em si, seja do ponto de vista biológico ou social - gera certas complexidades. Uma delas é representada no esquema abaixo:

Spencer-Keyse, Luksha e Cubista (2020)

    O questionamento introduzido aqui é: para a organização de um ecossistema, o mesmo deve possuir certas características que, a princípio, parecem antagônicas. Isso pode ser observado na parte superior da figura anterior (Goals - Objetivos), onde há descritas tanto a necessidade de haver uma Unidade quanto uma Variedade dentro de um ecossistema. Os autores explicam que esse sentido de Unidade é obtido através do estabelecimento de protocolos, regras, para que todos os envolvidos cooperem entre si. Daí os sensos de colaboratividade, co-criação e compartilhamento. Quanto à Variedade, esta é estabelecida com a evolução desses protocolos. Já que todos os participantes são também criadores - e são, naturalmente, diversos e interdependentes - cada um pode, através de sua experimentação e exploração, alcançar diferentes níveis e resultados com base nas suas relações estabelecidas


Referências

Spencer-Keyse, J., Luksha, P. and Cubista, J. (2020). Learning Ecosystems: An Emerging Praxis For The Future Of Education. 1st ed. Moscow School of Management SKOLKOVO & Global Education Futures.


Acesso ao livro digital:

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