Ecossistemas de aprendizagem: Unidade e Variedade
A obra "Learning Ecosystems: An Emerging Praxis For The Future Of Education" (2020), publicada pela SKOLKOVO & Global Education Futures, traz uma análise interessante sobre os ecossistemas de aprendizagem e as perspectivas futuras. No livro, os autores perpassam desde a definição de um ecossistema numa perspectiva histórica e biológica até a implementação prática deles, com diversos guias e reflexões a serem considerados.
Como definição base, apresentam um ecossistema como um conjunto de três elementos essenciais para compreender a sua essência, os quais estão ilustrados na figura a seguir (Passe o cursor/clique sobre os números e interrogações).
Spencer-Keyse, Luksha e Cubista (2020) traduzido e incorporado por Jardel Garcia (2021)
Assim, essa tríade (co-criação, multilateralidade e propósito) constituem a organização necessária ara garantir a aprendizagem individual e coletiva num ecossistema. Uma outra questão abordada pelos autores é que a interseção desses três elementos - e a própria concepção de um ecossistema em si, seja do ponto de vista biológico ou social - gera certas complexidades. Uma delas é representada no esquema abaixo:
Referências
Spencer-Keyse, J., Luksha, P. and Cubista, J. (2020). Learning Ecosystems: An Emerging Praxis For The Future Of Education. 1st ed. Moscow School of Management SKOLKOVO & Global Education Futures.
Acesso ao livro digital:
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